quarta-feira, 1 de março de 2023

O amor segundo a Psicologia Social

 A psicologia social é uma disciplina que estuda como as pessoas pensam, sentem e se comportam em relação aos outros. Assim, a psicologia social tem muito a dizer sobre o amor. Aqui estão algumas ideias de psicólogos sociais sobre o amor:

  • A teoria do apego, desenvolvida por John Bowlby e Mary Ainsworth, sugere que as pessoas têm uma necessidade fundamental de formar relacionamentos próximos e seguros com outros indivíduos. O amor romântico é visto como uma forma de apego, e as pessoas procuram parceiros que possam satisfazer suas necessidades de segurança, conforto e intimidade.

  • A teoria da troca social sugere que as pessoas avaliam cuidadosamente os custos e benefícios de seus relacionamentos e buscam maximizar seus resultados líquidos. No contexto dos relacionamentos amorosos, isso significa que as pessoas procuram parceiros que possam oferecer recompensas (como amor, carinho e suporte emocional) sem exigir muitos custos (como desrespeito, infidelidade ou abuso).

  • A teoria da interdependência social, desenvolvida por Harold Kelley e John Thibaut, sugere que os relacionamentos amorosos são caracterizados por um equilíbrio de poder e dependência. Cada parceiro avalia o que o outro tem a oferecer e faz concessões para manter o equilíbrio. Quando os parceiros são interdependentes, eles se importam com as consequências de suas ações no outro e agem de acordo com o que é melhor para o relacionamento.

  • A teoria da atribuição sugere que as pessoas fazem julgamentos sobre a causa do comportamento de seus parceiros. Quando as pessoas estão apaixonadas, elas tendem a dar ao parceiro o benefício da dúvida e a assumir que o comportamento negativo é devido a circunstâncias externas em vez de características internas. Por outro lado, quando as pessoas estão desapaixonadas, elas tendem a fazer julgamentos mais negativos e a atribuir o comportamento a traços de personalidade.

Essas são apenas algumas das ideias da psicologia social sobre o amor. A psicologia social tem muito a dizer sobre como as pessoas formam e mantêm relacionamentos amorosos, bem como sobre os desafios e recompensas que o amor pode trazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário